domingo, 25 de maio de 2008

Curso de Calçados e Adaptações para Pés Anestesicos no Hospital Aquiles Lisboa



Durante o período de 18 a 22 de junho de 2007 foi realizado no Hospital Aquiles Lisboa (Hal) a I Oficina de Calçados Adaptados para Pés Anestésicos, ministrado pela Terapeuta Ocupacional Claudia Rocha e viabilizado pelo Governo do Estado do Maranhão através da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Este treinamento contou também com o apoio irrestrito da Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos (DAHW) e do Hospital Aquiles Lisboa, sede do evento.

Este treinamento era um anseio antigo por parte dos profissionais ligado à área de dermatologia – Hanseníase e deve-se a ações intensivas da Coordenadoria do Programa de Controle da Hanseníase no combate às incapacidades físicas geradas pela Hanseníase e na promoção da qualidade de vida desta clientela.

Com o objetivo de capacitar profissionais de saúde (Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem) e profissionais técnicos Sapateiros e Costureiras, da Capital e de vários municípios maranhenses (entre eles Coroatá, Imperatriz e Caxias), foram oferecidos 40 horas de treinamento teórico e prático para estes profissionais.

Tal evento transformou o auditório do Hospital Aquiles Lisboa localizado no prédio da administração (onde outrora funcionou o cinema da Colônia do Bonfim), em Sala de Avaliação de membros inferiores (MMII) e Oficina de Calçados Adaptados. Participaram como instrutores renomados profissionais como Drª Claudia Rocha e Drª Márcia Moreno (Terapeutas Ocupacionais), Calixto (Técnico Ortopédico) e o Técnico em Sapataria Senhor Expedito. Este curso teve como alunos profissionais qualificados todos compromissados com a Saúde do Portador de Hanseníase, entre eles docentes Terapeuta Ocupacional Daniele Torres e Fisioterapeuta Raimundo Sérgio (ambos do Centro de Referência no tratamento da Hanseníase).

A estes profissionais treinados foram delegadas as responsabilidades de colocar em prática os saberes adquiridos e também multiplicá-los, para tanto cada qual tem como missão implantar um Setor de Calçados em suas respectivas unidades (ou implementar) que atenda a demanda da clientela (portadores de Hanseníase e Diabetes) e que na medida do possível se tornem referencia para as unidades circunvizinhas que não possuam este serviço especializado.

A capacitação foi global em termos de alcance da temática abrangendo aspectos como anatomia da pele, mecanismo das úlceras, aspectos biomecânicos da marcha normal e patológica, avaliação motora, sensitiva, função muscular e anatômica dos pés tendo como clientela participante de treinamento, paciente com alterações da sensibilidade e que foram selecionados previamente.

A ênfase do curso deu-se em torno de pés anestésicos e/ou ulcerados ocasionados por perda da sensibilidade conseqüente a danos em nervos periféricos.

Noticias sobre o setor de calçados do Hospital Aquiles Lisboa
Nosso Setor de Calçados encontra-se em processo de reativação depois que o Hospital
concedeu um limite em verba do seu proprio orçamento para pagar as despesas com o profissional sapateiro e a Representante da ONG alemã Dahw a Sra Hanelore Vieth ofereceu ajuda para a compra de materiais por periodo limitado até que o processo que trata da implantação da Oficina de Calçados seja aprovado

Um comentário:

sheila disse...

Muito interessante este trabalho,mas penso que seria tambem muito enrriquecedor incluir a podologia no quadro multiciplinar de cuidados aos portadores de hanseniase!