domingo, 25 de maio de 2008

Hospital Aquiles Lisboa e o Cuidado a Portadores de Hanseníase.

A hanseníase é uma doença infecciosa, causada por um bacilo que ataca a pele e os nervos periféricos do corpo humano. A doença tem cura e o tratamento é feito gratuitamente em ambulatório.

Há setenta anos atras quando foi fundada a Colônia do Bomfim em São Luis do Maranhão ainda não havia cura para a hanseníase e o meio de profilaxia encontrado pelos governos era isolar as vitimas desta patologia. Com a descoberta da bactéria causadora da doença e o advento da Multidrogaterapia (PQT) todo o contexto envolvendo as pessoas atingidas e a sociedade como um todo foi remodelado após a certeza da CURA e os novos conhecimentos sobre a Hanseníase passaram a serem trabalhados com a árdua missão de anular preconceitos arcaicos e biblicos acerca da mistificação e estigma agora infundados.
Atualmente a Ex-colônia do Bonfim é um complexo cosntituido por um moderno ambulatório de Cuidados Imediatos e a antiga unidade de Hospitalização permanece atendendo a pacientes de acometidos por qualquer patologia.

Nenhum comentário: