domingo, 25 de maio de 2008

Terapia Ocupacional na Hanseníase



Terapia Ocupacional - definição
Há muitas definições para uma profissão tão abrangente na area de saúde que vão desde as da Organização Munidal de Saúde(OMS) á de nossa Associação Mundial considerando também todas as definições dadas para a profissão pelas Associações da Classe no mundo inteiro. Escolhi aqui a definição proposta pela Associação de Terapeutas Ocupacionais da Malásia onde define a Terapia Ocupacional como o tratamento de reabilitação através de atividades específicas para pacientes que tem problemas físicos, psicológicos ou sociais, com o propósito de ajudá-los a obter seu máximo nível de habilidades para que sejam tão independentes quanto possível em todos os aspectos da vida diária. (setembro, 1994)
Se quiser conhecer a diversidades de definição da Terapia Ocupacional sugiro o link:
http://www.terapeutaocupacional.com.br/no_mundo.htm
Objetivos da Terapia Ocupacional na Hanseníase

A prevenção de Incapacidades físicas passíveis de serem geradas pela hanseníase com diagnostico tardio: estas ações que englobam orientações com relação às Atividades da Vida Diária (AVD’S) como higiene pessoal,adaptações funcionais em objetos de uso cotidiano,orientação e prescrição de calçados adequados, com orientações para execução com segurança das Atividades da Vida Prática (AVP'S)e adaptações funcionais em instrumentos de trabalho entre outros.

Prevenção e Tratamento de Incapacidades Físicas: todos os casos de hanseníase, independentemente da forma clínica, deverão ser avaliados quanto ao grau de incapacidade no momento do diagnóstico e, no mínimo, uma vez por ano, inclusive na alta por cura. Toda atenção deve ser dada ao diagnóstico precoce do comprometimento neural e para tanto os profissionais de saúde e pacientes devem ser orientados para uma atitude de vigilância do potencial incapacitante da hanseníase. Tal procedimento deve ter em vista o tratamento adequado para cada caso e a prevenção de futuras deformidades. Essas atividades não devem ser dissociadas do tratamento quimioterápico, estando integradas na rotina dos serviços, de acordo com o grau de complexidade dos mesmos.

Reabilitação física, o terapeuta ocupacional vai utilizar como recurso terapêutico ocupacional os exercícios ativos livres e ativos assistidos buscandomanter ou recuperar a ADM (amplitude de movimento), a força muscular e
a funcionalidade dos membros;entre outras técnicas sempre com o objetivo de promover a autonomia, independencia e qualidade de vida da pessoa atingida pela hanseníase.

Reajuste psicossocial, exercendo a escuta terapêutica e utilizando-se das atividades terapeuticas ocupacionais o profissional promoverá o suporte emocional necessário para a superação de crenças e mitos desfavoráveis ao resgate da integridade psíquica ou a elaboração do estigma que ronda a doença. também faz parte do ajuste a conscientização do paciente das suas condições físicas caso haja seqüelas instaladas e a nova postura frente as limitações e ao preconceito.

Em alguns casos faz-se necessário a Orientação Profissional, e a orientará o aprendizado de novas formas, técnicas ou métodos que favorecerão o desempenho de nova função no trabalho ou no contexto familiar.

Nenhum comentário: