sábado, 24 de maio de 2008

Atuação da Terapia Ocupacional na Hanseníase



A Constituição Federal de 1988, artigo 196, assegura que: "A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação".
Este é o princípio que norteia o SUS, Sistema Único de Saúde. E é o princípio que está colaborando para desenvolver a dignidade aos brasileiros, como cidadãos e como seres humanos.
A Terapia Ocupacional é uma área do conhecimento e prática de saúde voltada para a análise e aplicação terapêutica de atividades e, adaptação do ambiente com objetivo de facilitar a realização das atividades cotidianas com independência e autonomia. As dificuldades apresentadas podem estar relacionadas às atividades de vida diária, como alimentação, vestuário, higiene, locomoção, comunicação; à atividade profissional e, às atividades de lazer e do brincar.
A intervenção dos Terapeutas Ocupacionais abrange todas as populações, crianças, adultos e idosos e várias Áreas de Intervenção.
Estamos aqui promovendo a sua atuação junto a pessoa acometida pela patologia hanseníase e que se encontra vulnerável a lesões neuro/motoras.Não vamabordaremos os mérito da terapia ocupacional em outras áreas do seu amplo leque de intervenção. Mas sim na atuação na area de Dermatologia/Hanseníase. Esta patologia antes de tudo é uma doença com grandes implicações em todos os contextos da vida do individuo afetado.Além dos danos em nervos periféricos e as repercussões na pele, o maior órgão do corpo humano, há ainda o estigma e preconceito que cerca esta doença e que vem de remotos tempos, sendo perpetuado pela possibilidade de deformidades e mutilações. A Hanseníase tal como é concebida hoje Tem Cura mas, necessita de diagnóstico precoce, uso correto da medicação e adesão a esta, acompanhamento e informações ao paciente, seus familiares e a sociedade também, visto que o homem é um ser que vive em sociedade.
A Hanseníase ainda é um problema de saúde pública no Brasil, e em alguns estados brasileiros ainda cresce em números inaceitáveis, mas as estratégias estão disponíveis às Autoridades de Saúde e aos Profissionais de Saúde cabendo a cada um fazer realmente a sua parte no combate e controle desta doença e o Terapeuta Ocupacional é imprescíndivel na formação da Equipe que compõe os Programas de Controle da Hanseníase (PCH) .
Este blog então dedica-se exclusivamente a intervenção deste Profissional junto às pessoas atingidas pela Hanseníase.

Nenhum comentário: